Se em 2016 alguém falasse que Jean Mota e Gustagol chegariam como protagonistas de Santos e Corinthians, respectivamente, a uma semifinal de Campeonato Paulista três anos mais tarde, dificilmente as pessoas acreditariam.
Pois é exatamente com esse status que o meia do Santos e o centroavante do Corinthians vão a campo nesta segunda-feira, às 20h (de Brasília), no Pacaembu, em clássico válido pela volta da semifinal do Paulistão – o Timão venceu a ida por 2 a 1, em Itaquera, e joga pelo empate.
Como foi derrotado na ida, o Santos precisa vencer o Corinthians por dois gols de diferença para avançar à final. Vitória pela margem mínima leva a decisão da vaga para os pênaltis.
O Premiere, o Premiere Play e o PFCI (com Milton Leite, Mauricio Noriega e Ricardinho) transmitem a partida. Você acompanha também em Tempo Real com vídeos exclusivos no GloboEsporte.com.
Contratados sob desconfiança, Jean Mota e Gustagol deram a volta por cima e ganharam a confiança da torcida em 2019. Curiosamente, ambos são os artilheiros de seus respectivos clubes na temporada com oito gols marcados. Veja como a dupla ganhou moral nesta temporada:
Como Jean Mota ressurgiu no Santos
Jean Mota chegou ao Santos em junho de 2016, após ser um dos destaques do Fortaleza. O jogador de 25 anos foi comprado pelo Peixe por R$ 800 mil, mas demorou até o início deste ano para se firmar em sua posição de origem: a de meia armador.
Depois de dois anos como um dos principais alvos das críticas da torcida e sem uma função bem definida – ora era lateral-esquerdo, ora era volante, ora era meia –, Jean Mota assumiu papel fundamental na equipe comandada pelo técnico Jorge Sampaoli.
O argentino, inclusive, tem sua parcela de "culpa" pelo bom início de temporada de Jean Mota. O meia esteve muito perto de ser emprestado pelo Santos antes mesmo do início do Paulistão, mas Sampaoli não liberou nenhum atleta antes de observar e conhecer as características.
E Jean Mota não decepcionou. Melhor: virou titular absoluto e artilheiro do Santos. Prova disso é que, com os oito gols marcados em 2019, o camisa 41 já fez mais que nas três últimas temporadas somadas, quando balançou as redes cinco vezes no total (duas em 2016, uma em 2017 e duas em 2018).
As razões para a melhora de desempenho, de acordo com o próprio Jean Mota, são as seguintes: a confiança de Sampaoli em seu futebol e a mudança de posicionamento implantada pelo técnico. Explica-se: nesta temporada, Jean tem atuado cada vez mais próximo à área, às vezes até como um falso 9.
Com as decisões se aproximando, porém, o ritmo goleador de Jean Mota deu uma diminuída. O meia não marca há um mês – seu último gol foi no dia 7 de março, na vitória do Santos sobre o América-RN pela Copa do Brasil.
Ainda assim, Jean Mota é um dos homens de confiança de Sampaoli e será titular no clássico contra o Corinthians. Quem sabe ele não acaba com a seca?
Como Gustagol ressurgiu no Corinthians
Diferentemente de Jean Mota, Gustagol teve de deixar o Corinthians para poder virar um dos protagonistas do time de Fábio Carille em 2019.
O centroavante chegou ao Timão também em 2016, quando foi comprado por R$ 3 milhões do Criciúma. À época, ele era um dos artilheiros da Série B, mas não conseguiu corresponder à expectativa criada. Após quatro meses novo jogos disputados e nenhum gol marcado, ele foi emprestado ao Bahia.
Mesmo sem conseguir balançar as redes, Gustagol fez uma tatuagem em sua panturrilha com uma foto sua com o uniforme do Corinthians, seu clube desde a infância.
No Bahia, Gustagol também não se firmou e rescindiu seu contrato de forma amigável. Depois, foi repassado ao Goiás, onde viveu mais um período difícil antes de, enfim, começar a se destacar.
2018 foi o ano do centroavante. Cedido ao Fortaleza do técnico Rogério Ceni, ele terminou a temporada como artilheiro do Brasil, com 30 gols marcados, e também com o título da Série B.
A excelente temporada com o Fortaleza fez o Corinthians abrir os olhos e apostas novamente nele. Gustagol voltou ao clube no início desta temporada e, com boas atuações e bolas nas redes, desbancou o argentino Mauro Boselli, um dos principais reforços do Timão para a temporada.
Referência do ataque corintiano, Gustagol já marcou nove vezes em 2019, oito em jogos oficiais. Ele será titular na decisão contra o Santos, rival no qual fez seu primeiro gol pelo Corinthians, em amistoso de pré-temporada em janeiro.
|