TRIÂNGULO E ALTO PARANAÍBA
Quatro unidades de saúde de Uberaba passam a ter atendimento noturno
A partir de setembro, unidades dos bairros Abadia, Valim de Melo, Elza Amuí e Fabrício e funcionarão até às 22h.
A Prefeitura de Uberaba informou, nesta quinta-feira (22), que quatro unidades de saúde passarão a funcionar até às 22h, a partir de setembro. O anúncio foi feito pelo prefeito Paulo Piau (MDB) e pelo secretário municipal de Saúde, Iraci Neto.

A partir do próximo mês, as Unidades Matriciais de Saúde “Álvaro Guaritá”, no Bairro Valim de Melo; “Nossa Senhora da Abadia”, no Bairro Abadia; “Professor Aluízio Prata, no Elza Amuí; e a Unidade Básica de Saúde (UBS) "Valdemar Hial Júnior", no Bairro Fabrício, passarão a atender o terceiro turno, até às 22h, de forma gradativa.

De acordo com a Prefeitura, a unidades terão equipes completas, com médicos, enfermeiros, auxiliares e dentistas, além de outros profissionais. Nas quatro unidades, segundo a Prefeitura, o investimento é de cerca de R$ 150 mil mensais, somando R$ 1,8 milhão ao ano.

Saúde na hora

O prefeito Paulo Piau destacou que o credenciamento de Uberaba pelo Ministério da Saúde para o programa "Saúde na Hora", tende a melhorar o atendimento da saúde à população.

“Hoje as UBSs atendem até às 17h, depois o atendimento é UPA. Vamos passar a atender em quatro unidades bem distribuídas em Uberaba até às 22h. Isso vai facilitar o acesso das pessoas na unidade e com que elas procurem às UPAS apenas em casos de urgência e emergência”, enfatizou o prefeito.

O programa "Saúde na Hora", divulgado em abril pelo Ministério da Saúde, destina mais recursos para os municípios que ampliarem o horário de atendimento das UBS e possibilita às unidades de saúde funcionar em modelos de 40, 60 e 75 horas semanais. De acordo com a Prefeitura, na época do anúncio do programa e da divulgação do edital, Uberaba já contava com unidades de saúde que atendiam os critérios necessários para se classificarem.

De acordo com Iraci Neto, a expectativa é minimizar o fluxo das UPAs, uma vez que dados da Saúde Municipal apontam que 55% dos atendimentos das unidades são procedimentos simples que poderiam ser feitos nas unidades básicas.

“A escolha das unidades levou em conta o posicionamento estratégico para que possamos atender às demandas programadas e livres, dando oportunidade aos trabalhadores e a toda a população a buscar atendimento básico de saúde após as 18 horas”, ressaltou.

23/08/2019
Fonte: G1 Triângulo e Alto Paranaíba
 
PUBLICIDADE
Jornal Regionall de Perdizes - www.jornallregionall.com.br - Todos os direitos reservados - 2017